domingo, 29 de novembro de 2009

1º Dia de aula - Concepções de Linguagens

No dia 23/09/09, tivemos a primeira aula da disciplina Linguagens e Educação, tendo como docente marcio. Como é de costume no primeiro dia de aula o professor pediu para que cada aluno se apresentasse, para que com isso ele tenha um certo conhecimento do perfil da turma, em seguida ele nos passou um texto para ser lido em aula sobre as Concepções de Linguagens de Ana Paula silva, tendo como objetivo identificar e refletir sobre as concepções de linguagens.
De inicio a autora define o que é linguagem: A palavra linguagem refere-se às suas diversas modalidades, ou seja, a linguagem falada, à linguagem escrita, à corporal. A autora tras três tipos de abordagens a cerca da linguagem.

Linguagem=Comunicação

Nesse tipo de abordagem a linguagem é um instrumento de comunicação, pois, ela existe para que as pessoas possam transmitir aos outros sentimentos, pensamentos e conhecimento, no qual, existe um sujeito emissor, uma mensagem a ser transmitida, um codigo capaz de trensmitir a mensagem e por fim um sujeito receptor.

Linguagem=Representação

A capacidade de representação é aqui concebida como inerente ao ser humano, é como um fenomeno psiquico, ligado a consciência e que ocorre intencionalmente.

Linguagem=Prática Social

Estudos que concebem a linguagem enquanto prática social oferecem elementos para compreender que, apesar de a comunicação e representação constituirem-se como funções da linguagem, elas não definem a sua natureza. Podemos representar ou comunicar a partir da linguagem, contudo, a linguagem implica um fenômemo que explora tais funções. Concebe-se portanto, a linguagem como uma atividade constitutiva dos sujeitos, das relações sociais e das formas de organização da sociedade.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário