domingo, 21 de fevereiro de 2010

FILME: ESPELHO D´AGUA

O filme Espelho D´agua é uma história que retrata a vida de uma populção que vive as margens do Rio São Francisco, pelo lugar apresentar paisagens maravilhosas, chama a atenção do fotografo Henrique (Fabio Assunção) que veio morar nesse lugar para realizar um trabalho fotografico sobre as belas paissagens que o Rio apresenta. Num certo momento do filme apareçe um Senhor defensor da natureza que chama a atenção de Henrique no sentido de que o Rio está morendo e que precisa ser revitalizado e o fotografo está preocupado apenas nas belas fotos que irá tirar daquele lugar não dando importância a sua preservação.

O filme retrata também os costumes daquele povo ribeirinho, onde se percebe o sincretismo religioso, as crendices popular, folclore, onde o povo dá muita importância as histórias que é contada pelos mais velhos.

A história da canoa Sidó é muito interessante, pois, ela conhece aquele rio e narra seu ponto de vista sobre o Rio, o tempo e seus personagens.
Portanto, nota-se que cada localidade tem a sua própria linguagem.

Um comentário:

  1. Olá!!

    É isso aí... o propósito do filme na aula de Linguagens e Educação é justamente refletir sobre as múltiplas linguagens que aparecem no filme, desde a linguagem cinematográfica, a linguagem fotográfica, a linguagem musical, a lingua erudita e a diversidade de linguagens populares, efantizando a concepção de linguagem enquanto prática social.

    Saudações,

    Mácio

    ResponderExcluir