domingo, 21 de fevereiro de 2010

PALESTRA SOBRE O CAPS

A aula do dia 14/10/09, estava direcionada para assistirmos o filme Espelho D àgua, porém haveria uma palestra no auditório da UNEB, falando sobre o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial de Irecê) e o professor Marcio sugeriu que fossemos participar desse momento que é importante para a nossa formação, pois, a inclusão de pessoas especias nas escolas regulares é garantida por lei e nós futuros profissionais temos que estar por dentro do assunto, para sabermos lidar com determinadas situações.

De inicio foi apresentado para o público os palestrantes, que são pessoas que trabalham no CAPAS, inclusive o psquiatra Dr. Georjane estava presente. Primeiramente eles explicaram o que é o CAPS e para que ele foi criado e sua atuação em Irecê, O CAPS foi criado para substituir os manicómios que extiam no país. As pessoas que ficavam internadas em manicómios eram tratados da pior forma, ficavam em quartos super lotados, não tinham a menor condição de higiene, ficavam ali esquecidos perante a sociedade. O CAPS é um Centro de Atendimento Psicossocial, onde as pessoas que ali frequentam são tratadas dignamente, tem acompanhamento médico, são livres, entarm e saem na hora que quiser, totalmente oposto com o que ocorria nos manicómios.

O CAPS de Irecê recebe seus usuarios pala manhã onde tomam café da manhã, logo após são medicados, eles realizam trabalhos de artes, música. A equipe deixa os mesmos a vontade e no final do dia vão para suas casas ficar com seus familiares. A equipe do CAPS apresentou o projeto " De Perto Ninguém é Normal" para mostrar para a sociedade que essas pessoas são capazes de conviver em sociedade, sem oferecer riscos.

No final da palestra o grupo de muscia do CAPS apresentou seus trabalhos, e onde dois usuários estavam presentes e deram seus depoimentos.

Portanto, o CAPS desenvolve um trabalho importante na sociedade, e que os profissionais envolvidos são dedicados e que utilizam diferentes tipos de linguagem para envolver seus usuários, seja por meio da arte, dança.

2 comentários:

  1. Olá!!

    A sua postagem está muito interessante! Mas, sugiro que você reedite o seu texto corrigindo alguns erros de digitação e pontuando a questão da linguagem - qual a importância da linguagem nesse contexto de inclusão.

    Saudações,

    Mácio

    ResponderExcluir