domingo, 21 de fevereiro de 2010

SINTESE DAS AULAS

Durante as aulas vimos que a aquisição da linguagem e do conhecimento são processos que caminham juntos. A linguagem implica num fenomeno que extrapola funções de comunicação e de representação.

Vimos que signo é uma coisa que está no lugar de outra coisa, sendo assim linguagem é um sistema de signos. Existem alguns tipos de signos: Aspecto assumido pelo signo dependendo do tipo de relação, quando assume relação de semelhança o signo é do tipo ícone,quando a relação é de causa e efeito o signo é do tipo indice, ou seja, é uma relação que afeta a existência do objeto ou por ela é afetada. Se a relação é arbritaria regida simplismente por convensão, temos os simbolos.

Durante as aulas foi estudado a questão da Semíotica e a linguagem. Semíotica é a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. A semiotica abrange todas as áreas do conhecimento envolvidas com as linguagens e os sistemas de significação. É uma ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possiveis. sua principal utilidade é possibilitar a descrição e analise da dimensão representativa (estruturação signica) de objetos, processos ou fenomenos em categorias ou classes organizadas.

Semíotica e Semiológia
Semiológia- Ciências dos signos especificamente criados pelo homem e Semíotica sistema de signos com estruturas hierarquicas análogas a linguagem, tal como a lingua, o codigo de transito,a arte, a musica, a literatura.

Outro tipo de linguagem é a Cientifíca que é desenvolvida atrevés de metódos que comprovem um determinado estudo, é uma linguagem clara e objetiva.

Um comentário:

  1. Olá Fran!!

    Ótima sintese das primeiras aulas. Recomendo que reedite a sua produção corrigindo os erros de digitação, por uma questão de estética mesmo.

    Saudações,

    Mácio

    ResponderExcluir